
Quais são as três principais informações que preciso saber ao criar um site para dispositivos móveis? — Guia de dispositivos móveis para webmasters
29 abr 2015, by webnet in Dispositivos Móveis, Google
1. Facilite a vida dos consumidores.
Ajude os visitantes do seu site a alcançar seus objetivos. Eles podem querer se divertir lendo as postagens do seu blog, anotar o endereço do seu restaurante ou conferir as resenhas sobre seus produtos. Abhi Dhar, líder do departamento de tecnologia em e-commerce e vice-presidente do grupo Walgreens, explica que “nosso objetivo com tudo em relação a dispositivos móveis é facilitar a vida dos nossos clientes”.
Desenvolva seu site de maneira que ele facilite a vida dos seus clientes na ção das tarefas mais comuns: da concepção da tarefa, ao acesso do site, à realização desta.

2. Meça a eficácia do seu site de acordo com a facilidade com que clientes de dispositivos móveis completam tarefas comuns.
Criar um site para dispositivos móveis requer priorizar o que realmente é importante. Comece por identificar quais são as ações mais importantes e comuns que os clientes tomam em dispositivos móveis. Suportar estas ações é vital e é por isto que seu site é medido por quão facilmente os clientes conseguem alcançar seu objetivos. Há maneiras de fazer com que o design do seu site também suporte facilidade de uso. Concentre-se na consistência da sua interface e em providenciar uma experiência uniforme em todas as plataformas.
De acordo com o MediaPost, “48% dos usuários que fazem compras usando dispositivos móveis priorizam a facilidade de uso no que toca a fazer compras em sites para dispositivos móveis, considerando essa uma das qualidades mais importantes que eles levam em consideração ao acessar um site”.

3. Selecione um modelo, um tema ou um design que seja consistente em todos os dispositivos móveis (em outras palavras, use Web design responsivo).
“Web design responsivo” ou RWD (na sigla em inglês) significa que a página usa o mesmo URL e o mesmo código para usuários acessando o site a partir de um computador, um tablet ou um smartphone. A diferença é que a exibição se ajustará ou “responderá” de acordo com o tamanho da tela. O Google recomenda usar o RWD em vez de outros padrões de design. Um dos benefícios de usar RWD é que você só precisará manter uma versão do seu site em vez de duas versões. Ou seja, não será necessário manter o site para computadores em www.exemplo.com e a versão para dispositivos móveis em m.exemplo.com. Você só precisará manter um site, como www.exemplo.com, tanto para os usuários de dispositivos móveis como para os de computadores).

“Usar o RWD permitiu que Baines & Ernst otimizasse a experiência de site em telas de diferentes tamanhos sem precisar criar vários sites. Eles notaram que os usuários acessavam 11% mais páginas no site a cada acesso e as conversões em dispositivos móveis aumentaram em 51%.”
As “conversões” ocorrem quando um cliente executa uma ação desejada, como a compra de um produto, o contato com uma empresa ou a assinatura de um boletim informativo.
Para ver detalhes sobre como implementar Web design responsivo, veja o conteúdo para desenvolvedores em Fundamentos da Web. Se você desejar saber os prós e os contras de diferentes implementações para sites voltados a dispositivos móveis, tablets e computadores, consulte Como criar websites para clientes que usam multitelas.
Fonte: Quais são as três principais informações que preciso saber ao criar um site para dispositivos móveis? — Guia de dispositivos móveis para webmasters